Se você é daquelas pessoas que deixam de viajar por conta do medo de avião, mas possui uma grande vontade de conhecer novos lugares, então precisa ler esse texto até o final. Isso porque nós vamos te ajudar a perder o medo ao mostrar os motivos que comprovam que avião é seguro (muito mais do que você imagina!). Saiba mais, a seguir!
Afinal, é verdade que avião é seguro?
Sim, o avião é seguro e nós podemos provar isso! Se você passou todo esse tempo sem viajar e deixou de conhecer lugares incríveis por medo de voar, então está na hora de mudar essa situação.
Nós entendemos se você sentiu medo de avião até hoje! Afinal, é normal sentir medo do desconhecido e de saber que você ficará por horas a uma distância bem razoável do chão.
Além disso, o fato de desafiar a natureza e carregar centenas de pessoas pelos ares, pode gerar um certo medo e ansiedade.
Mas podemos mostrar que o avião é seguro e que você pode escolher voar em uma aeronave na sua próxima viagem.
Motivos que comprovam que o avião é seguro
Está preparado para perder o medo e viajar de avião em uma próxima oportunidade? Então veja os motivos que comprovam que avião é seguro:
1. Baixo índice de acidentes
Você sabia que os índices de acidentes com aviões são bem menores em comparação aos carros?
Uma pesquisa da ONU (Organização das Nações Unidas), divulgada no começo de 2020, revelou que o número de mortes diárias causadas nas estradas ao redor do mundo são equivalentes a 7 quedas de avião.
Portanto, a probabilidade de sofrer um acidente em um carro é mais alta que em um avião. E você aí pensando que acidentes com avião ocorrem diariamente, né? Fica calmo! 😊
2. Turbulências são mais inconvenientes do que perigosas
Se você não viaja de avião porque acha que as turbulências vão fazer a aeronave cair, na verdade, não é bem assim!
A turbulência é mais inconveniente do que perigosa, já que as aeronaves são criadas para suportar uma alta carga de força e estresse.
Os aviões são preparados para aguentar fortes turbulências, além de fenômenos meteorológicos, como tempestades e relâmpagos. Então, tente relaxar! 😎
3. Mesmo se as máscaras caírem, não precisa entrar em pânico!
Se você não viaja de avião só em pensar que as máscaras de oxigênio podem cair, então precisa entender o motivo!
Cada poltrona possui uma máscara acoplada, além de uma máscara extra a cada conjunto de poltronas (caso houver passageiro de colo ou animal de estimação).
As máscaras são um recurso que garante oxigênio, mesmo enquanto o piloto realiza manobras na aeronave e busca atingir uma altitude que torne dispensável o uso dos sistemas de oxigênio.
4. Existe uma equipe muito bem preparada
Se você quer apertar o cinto de segurança do avião na próxima viagem, então precisa saber que existe uma equipe muito bem treinada e preparada para te levar com segurança.
O piloto (Comandante) e copiloto (Primeiro Oficial) passam por treinamentos rigorosos até ocuparem esses cargos.
Eles estão preparados para fazer mudanças no plano de voo, se for necessário em emergências. Pode confiar neles!
5. O controlador de tráfego aéreo monitor os aviões
Sim, existe fiscalização de tráfego nos ares! Existem controladores aéreos que fiscalizam constantemente a posição, velocidade e a altitude das aeronaves.
Esse controlador garante que todo fluxo aéreo seja seguro e organizado. Além disso, esse sistema é comandado por profissionais qualificados que também planejam os roteiros de voo e do processo de decolagem.
Fica mais fácil viajar de avião após saber que existem controladores aéreos que ajudam o piloto na hora de tomar decisões rápidas e sob pressão, não é mesmo? 😉
6. O avião pode voar mesmo se chover ou à noite
Se o seu medo está relacionado com a chuva ou viajar à noite, então você precisa se acalmar!
Mesmo se o avião passar por uma forte tempestade, lembre-se que a aeronave é feita com materiais resistentes que aguentam os impactos da natureza.
E se seu voo for à noite, fique tranquilo porque o avião possui recursos tecnológicos que compensam a falta de iluminação dentro da aeronave. Lembre-se também dos controladores de tráfego aéreo que ajudarão os pilotos durante todo o trajeto.
Ainda não se convenceu?
Poxa, se mesmo após ler os motivos que comprovam que o avião é seguro, você ainda sente medo de voar, não tem problema!
Afinal, cada pessoa lida de uma forma com seus medos e ansiedades. Nesses casos, o ideal é realizar um teste para saber o grau do seu medo.
Além disso, busque ajuda com profissionais da área médica para ajudar a controlar o medo e a diminuir a ansiedade para conseguir voar sem problemas!