Como fazer intercâmbio? Para onde vamos? Como fazer um intercâmbio na Austrália? Essas e muitas perguntas começaram a surgir na nossa cabeça antes de fazermos a escolha final. Por isso, levantamos alguns pontos importantes que vamos contar quais são, logo abaixo.
Como fazer um intercâmbio na Austrália?
Para explicarmos como fazer um intercâmbio na Austrália, primeiro precisamos explicar o início dessa escolha que mudaria nossas vidas.
Todo o intercâmbio começa com a mesma pergunta: para onde vamos? E, com a gente não foi diferente. Por isso, para decidirmos o local colocamos na balança aqueles que, para nós, eram os pontos mais importantes.
Pontos importantes para escolher um intercâmbio
Os pontos decisivos são: um lugar que pudéssemos estudar e trabalhar (nem todos os países permitem trabalho e estudo ao mesmo tempo), boas escolas de idioma, clima, alimentação parecida com a do Brasil e possibilidade de renovação do visto.
Depois de definirmos o país, escolhemos a cidade de Sydney, pois temos um amigo que mora aqui e que poderia nos ajudar, principalmente no período de adaptação. E, posso falar, ele nos ajudou MUITO!
Como escolher a agência de intercâmbio?
Definido o local, precisávamos escolher a agência de intercâmbio. Nós optamos por visitar aquelas que nossos amigos tinham nos indicado, afinal, o investimento é alto e não queríamos correr riscos. Mas, você também pode pesquisar na internet e em grupos do Facebook como o « Brasileiros em Sydney« . Todos são muito solícitos e temos certeza que não faltarão indicações e experiências a serem compartilhadas! Vale a pena!
Todo esse processo de escolha do local e da agência demorou quase um ano! Afinal, planejamento financeiro é uma das partes mais importantes de toda a viagem! E, é importantissimo que tudo isso seja definido com, pelo menos, 6 (seis) meses de antecedência da data da viagem.
Depois de todas essas escolhas a viagem começa a ser realidade. É preciso evoluir mais alguns passos antes de solicitar o visto, são eles:
1. Escolha da escola
A escolha da escola é muito importante, por isso, fique atento a metodologia de ensino, ao horário das aulas e a localidade (fácil acesso, seja de ônibus ou trem, é imprescindível).
Aqui as escolas são divididas por nível (1, 2 e 3). As de nível 1 são classificadas como as melhores e assim por diante!
E aí vem a pergunta: por que escolher a escola tão cedo? Por que para dar entrada no visto precisamos de um documento chamado COE (Overseas Student Confirmation of Enrolment) emitido pela escola, depois do pagamento integral do curso.
2. Documentação e Tradução
A documentação vai variar de acordo com o seu tipo de visto. E você pode consultar tudo no site da embaixada da Austrália no Brasil, clicando aqui.
Alguns desses documentos precisarão ser traduzidos por tradutores juramentados. A sua agência poderá te indicar um, mas é importante pesquisar! Pois os preços podem mudar um pouco!
3. Comprovação financeira
Dentre os documentos mencionados é preciso apresentar a comprovação financeira. Mas, o que é isso? Isso é a segurança que o governo australiano precisa para saber que você tem condições de se manter no país durante o período do intercâmbio.
Você precisa comprovar que possui uma média de 1.500 dólares australianos por mês. E, essa comprovação será feita por meio do seu extrato bancário dos últimos três meses e imposto de renda. Caso você possua um responsável financeiro (pai ou mãe são os mais indicados) você também terá que apresentar a documentação deles.
4. Aguardar o consulado
Passado tudo isso, é hora de dar entrada no visto e aguardar a resposta do consulado! Essa resposta tem demorado cerca de um mês, mas não deixe para a última hora!
Importante lembrar que depois que você dá entrada no visto a embaixada emitirá um pedido de exame médico e ele deverá ser feito em um dos consultórios médicos cadastrados. Em São Paulo são apenas três consultórios e a consulta custa R$ 450 reais. Além da consulta será necessário um raio X que é feito apenas em algumas unidades do laboratório Fleury e custa R$ 180 reais.
Todas as informações sobre os consultórios também estão disponível no site da embaixada. Depois do visto aprovado, começa a melhor parte a busca por moradia!
5. Busca pela moradia
Como o valor aluguel aqui é alto, você, provavelmente, vai optar por dividir a casa com outras pessoas. E, nessas condições, o custo semanal do aluguel será entre 180 e 220 dólares por pessoa (com as contas inclusas) e, sim, aqui o aluguel é cobrado por semana!
A melhor forma de encontrar um lugar é pelos grupos de Facebook e grupos de WhatsApp. Mas também é possível encontrar pelas vias tradicionais como Booking e Airbnb.
Nossa dica: não feche um contrato muito longo de aluguel. Feche o que eles chamam de « short term » de um mês ou coisa parecida para que você avalie se gostou da casa, das pessoas e da localidade e não fique preso a ela sem necessidade. Normalmente há a possibilidade de estender o período, caso você goste da casa (que foi exatamente o que fizemos!).
6. Reserve o dinheiro para o “Bond”
Além disso reserve um dinheiro para o « Bond« , que é um tipo de garantia que você paga antes de entrar no apartamento. Normalmente o valor do Bond corresponde a 2 semanas de aluguel e isso é uma prática muito comum aqui! Esse valor será devolvido no final do contrato se todas as condições forem cumpridas corretamente.
7. Localização da moradia
Mais uma coisa! Se puder, escolha um local próximo a sua escola e que você possa ir a pé! Pois aqui as passagens do transporte público são cobradas de acordo com a distância percorrida. Ou seja, quanto mais longe mais cara é a passagem!
Obrigada pela visita! Nos sigam nas redes sociais:
Instagram Austrália a Dois: @australiaadois
Instagram Travejante: @travejante
Loja online: Travejante Store
Enfim, essas são as dicas sobre como fazer um intercâmbio na Austrália. Gostou de saber como estudar na Austrália? Então compartilhe nas suas redes sociais e WhatsApp para mais pessoas saberem essas dicas.
Ótimas dicas, casal! Realmente, o planejamento faz toda a diferença no intercâmbio! Aproveitem muito esta experiência, pois tenho certeza que será transformadora 🙂
Que bom que gostou Noelle! Fique por aqui para receber mais dicas incríveis desse casal na Austrália!